top of page

Página original da revista Placarzinha

MINHA PLACARZINHA

Parece na vida, ter um ano que você nasce pra seus pais e um ano que você surge pra você mesmo.
Se fosse traçar uma linha do tempo, este ano seria entre 1976 e 1977.
No final do ano de 1976, completara 12 anos de idade e 1977 entrou com força total, parecia até que tinham passado verniz no mundo!
Primeira calça comprida, primeiro sapato e primeira bicicleta.
Para completar, o Vasco consagrou-se campeão da Taça Guanabara e estreando a minha primeira luva de goleiro, o nosso Vasquinho ganhou a “Taça Caiçara” nos campos de várzea da cidade de  minha infância.
Limpávamos os terrenos baldios, tirávamos as traves no mato, comprávamos camisas e bola pedindo dinheiro aos comerciantes, formávamos os times e disputávamos os torneios que nós mesmos organizávamos.
Para documentar o cenário futebolístico da meninada, inspirado na revista “Placar”, criei a minha própria revistinha desportiva, pintada e confeccionada manualmente com edições de um único exemplar semanal, recebendo da garotada o apelido de “Placarzinha” por medir nada mais que dez centímetro.

Aos domingos, circulava pelos campinhos da cidade e na segunda-feira pela manhã, mais uma edição estava pronta para ser apreciada.
A molecada se esforçava em dribles e defesas, para seus feitos serem contemplados e minha presença nas partidas de futebol começaram a ser solicitadas até mesmo nos jogos dos adultos, pois todos queriam ser citados e ilustrados nas paginas e pôsteres da minha Placarzinha.

bottom of page